Profeta Miquéias
 
Plano de aula

Base biblica: livro de Miquéias.

Objetivos
-  Entender que Deus quer que sejamos obedientes; 
- Compreender que devemos amar uns aos outros e ajudá-los quando necessário;
-  Saber que precisamos nos arrepender de nossos pecados.

Versículo para memorizar
 “ Façamos o que é direito, amemos uns aos outros e  vivamos em humilde obediência ao nosso Deus." (Miquéias 6:8b)

Ideias de Recursos visuais
Mapa da cidade Reino do Norte e do Sul, fantoches feitos com rolos de papel higiênico ou caixa de leite, palitoches (fantoche no palito), dedoche (fantoche de dedo).

Avaliação
Repita a brincadeira do início da aula “O mestre mandou”,  modificando as ordens de acordo com a lição aplicada.




Aplicação da lição 

1. Acolhimento
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma  incentivando as crianças a darem boas vindas. 


2. Oração Inicial
 Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.


3. Louvores
 Obedecer (Diante do trono); Pare (Três palavrinhas); Eu vou Obedecer (Pequenos Sábios)



Na EBD da semana passada nós estudamos sobre um profeta que tentou fugir de Deus e acabou sendo engolido por um grande peixe, como era o nome dele mesmo? Jonas! E porque Jonas foi engolido, o que ele fez? Ele desobedeceu a ordem de Deus e não quis ir pregar numa cidade. Qual era o nome da cidade? Nínive. Vamos fazer uma brincadeira sobre obediência!


5. Quebra-gelo: Siga o Mestre – Obediência 

Procedimento
 O mestre, o professor dará comandos às crianças que terão que repetir a ação que o mestre mandar. Serão válidos apenas os comandos que iniciarem com a frase o “mestre mandou”. A criança que realizar a ação que não vir seguida desta frase sai da brincadeira. Por exemplo:
O mestre mandou “peguem a bíblia com a mão direita”. (frase correta)
Quem pegar com a mão direita continua na brincadeira, quem pegar com a mão esquerda sai.
“Peguem a bíblia” ou “o mestre falou peguem a bíblia”. (frase errada)
Ninguém pode pegar a bíblia, quem pegar sai, pois não foi dito o “mestre mandou” antes de dar à ordem.

 Aplicação prática
 Quando Deus nos dá uma ordem devemos Obedecer sem questionar, às vezes, pessoas que praticam maldade podem nos mandar fazer coisas que Deus não aprova, e nós não devemos fazer. 


6. Introdução da lição

Vamos conhecer um Profeta que obedecia a Deus. Ele foi chamado para pregar a palavra de Deus para um povo que era desobediente. Seu nome é Miquéias e significa “Quem é como o Senhor”.

Profeta Miquéias


7. História bíblica Infantil – Profeta Miquéias, clamando por obediência 

O profeta Miqueias foi chamado por Deus para profetizar suas mensagens para o povo durante o reinado de três Reis Jotão, Acaz e Ezequias (v.1:1), na cidade de Samaria que fica em Israel no Reino do Norte e Jerusalém que fica em Judá no Reino do Sul.

Mapa Reino do norte e Reino do Sul


Nessa época, as pessoas ricas oprimiam os pobres, havia muitas pessoas más e idólatra. Não devemos maltratar as pessoas, pois Deus disse: “Ame ao próximo como a ti mesmo”. E também, não devemos adorar outros deuses, pois só Deus é digno de ser adorado. O povo não estava obedecendo aos mandamentos de Deus. Então, Deus enviou o Profeta Miquéias para falar que se arrependessem de seus pecados.


Mas, se o povo não se arrependesse de seus pecados a Assíria iriam invadir e destruir a cidade. E tudo que Miquéias profetizou aconteceu. O povo de Samaria não se importaram com a mensagem do Senhor,  então a Assíria a invadiram e a destruíram (v. 1:8-16).


Os assírios também partiram para a cidade de Jerusalém em Judá, e quando a cidade estava cerca o rei, chamado Ezequias, se arrependeu e Deus foi misericordioso com o povo e fez com que os assírios recuassem (Jeremias 26:18-19).


Deus não quer nos castigar quando pecamos, ele que nos arrependemos de nossos erros. Mas, quando não nos arrependemos sofremos pelo nosso pecado. Sempre que você pecar, fazendo algo feio que desagrade a papai, mamãe e a Deus, você deve orar pedindo perdão pelos seus pecados, com o coração arrependido e não cometer o mesmo erro novamente. (Momento oportuno para memorizar o versículo) Vamos todos juntos repetir:

Versículo bíblico livro Miquéias 1:8
Façamos o que é direito, amemos uns aos outros e  vivamos em humilde obediência ao nosso Deus. (Miquéias 6:8b)


O Profeta Miquéias também anunciou a vinda de Jesus, falou ao povo que apesar de seu pecado haveria um tempo de restauração e paz, e esse novo tempo seria restaurado na cruz de Cristo.


8. Conclusão

O SENHOR já nos mostrou o que é bom" (v.6:8a). Quem pode me dizer o que é bom e certo fazer? Amar ao próximo, obedecer a mamãe e o papai, não mentir, não ter inveja das pessoas, não falar palavrão, não adorar outros deuses. Deus quer que vivamos em obediência e que nos arrependemos de nossos pecados.


9. Atividade

O mestre mandou 
Utilizando o mesmo procedimento do Início da aula, brinquem de “o mestre mandou”. Divida a sala em duas partes com os nomes: Samaria, Israel, Reino Do Norte e na outra parte Jerusalém, Judá, Reino do Sul.
Comece a dar as ordens:
“O mestre mandou” ir para Jerusalém;
“O mestre mandou” ir par o Reino do Norte:
Vá para Judá. 
Dê às ordens até sobrar apenas uma criança.


10. Oração final

Ore pedindo perdão por todos os erros cometidos, pedindo sabedoria para ouvir seguir as ordens de Deus e um coração amável para se relacionar com as pessoas. Abençoe as crianças e seus familiares.

0 Comentários