Cruz ao entardecer

A epístola de Gálatas 3 afirma que é “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (v. 13b). Jesus foi pendurado, porém nunca foi culpado, era um inocente condenado a morte por assumir a nossa culpa. “Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” (1 Pedro 2:24).


Desgraçado (Max Lucado)

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 

João 1:29  

CADA ASPECTO DA CRUCIFICAÇÃO ALMEJAVA NÃO APENAS FERIR A VÍTIMA, mas envergonhá-la. A morte de cruz normalmente era reservada para os piores transgressores: escravos, assassinos, criminosos e assim por diante. A pessoa condenada tinha de marchar pelas ruas da cidade, carregando sua cruz nos ombros e usando uma placa em volta do pescoço que especificava seu crime. No local da execução, ela era despida e ridicularizada. 


A crucificação era tão terrível que Cícero escreveu: "Que o próprio nome da cruz fique distante, não apenas do corpo de um cidadão romano, mas até de seus pensamentos, seus olhos, seus ouvidos."2 Jesus não foi somente envergonhado diante das pessoas, mas foi envergonhado diante do céu. Uma vez que carregou o pecado do assassino e do adúltero, ele sentiu a vergonha do assassino e do adúltero. Embora nunca tenha mentido, ele carregou a desgraça de um mentiroso. Embora nunca tenha enganado, ele sentiu o embaraço de um trapaceiro. Uma vez que carregou o pecado do mundo, ele sentiu a vergonha coletiva do mundo.


 Enquanto estava na cruz, Jesus sentiu a indignidade e a desgraça de um criminoso. Não, ele não era culpado. Não, ele não tinha cometido um pecado. E, não, ele não merecia ser sentenciado. Mas você e eu éramos culpados, cometemos pecados e merecíamos a sentença. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3:13). 


(Trecho do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 165-166)


0 Comentários