Mulher de costas ao entardecer

"Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes" (Salmos 22:18). As roupas da época de Jesus, falavam muito sobre a vida da pessoa, de suas atitudes, sua forma de agir diante dos outros. A túnica de Jesus devia ser muito bonita, distinta e peculiar, pelo fato de os soldados não quiserem dividi-la, ela refletia o caráter de Cristo.  Os soldados romanos tinham Jesus ao seu lado, mas ao invés de olhar para Cristo eles olharam e valorizaram apenas as suas vestes. Jesus foi usado como diversão por aqueles homens: humilhado, envergonhado, espancado, rejeitado. Infelizmente, ainda nos dias atuais, muitos continuam amando ao mundo e tudo que ele proporciona muito mais do que a Deus.  


A superficialidade das pessoas ofuscam a visão de enxergar a obra de Cristo na cruz. Ele fez-se indigno por nós, é momento de reconhecer seu sacrifício se despindo das vestes da hipocrisia e do pecado e vestindo-se do caráter de Cristo. “Sejam sempre alvas as tuas vestes” (Eclesiastes 9:8). E se Cristo voltasse hoje como estariam suas vestes? Ponha seu foco em Deus, vigiem, “pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando” (Mateus 24:44).


As vestes de Cristo na cruz (Max Lucado)

Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto à baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. 

João 19:23,24  

ESTE DEVE TER SIDO O BEM MAIS PRECIOSO DE JESUS. A TRADIÇÃO judaica exigia que a mãe fizesse uma túnica e a desse para seu filho como um presente de partida quando ele saísse de casa. Será que Maria havia feito uma para Jesus? Não sabemos. Mas sabemos que a túnica não tinha costura e era tecida de cima a baixo. Por que isso é importante? 


As Escrituras muitas vezes descrevem nosso comportamento como as roupas que usamos. Pedro nos adverte: "Revesti-vos de humildade" (1 Pedro 5:5). Davi fala da pessoa má que se vestiu "de maldição tal como de uma veste" (Salmo 109:18). As roupas podem simbolizar o caráter e, como as suas vestes, o caráter de Jesus era a perfeição ininterrupta. O caráter de Jesus era um tecido sem costura que ia do céu à terra... dos pensamentos de Deus às ações de Jesus. Das lágrimas de Deus à compaixão de Jesus. Da palavra de Deus à resposta de Jesus. Tudo em uma única peça. 


Mas, quando foi pregado na cruz, Cristo tirou seu manto de perfeição sem costura e colocou uma veste diferente, a veste da indignidade. A indignidade da nudez. Despido diante de sua própria mãe e entes queridos. Envergonhado diante de sua família. A indignidade da falha. Por algumas horas repletas de dor, os líderes religiosos foram vitoriosos, e Cristo pareceu o perdedor. Envergonhado diante de seus acusadores. O pior de tudo foi que ele vestiu a indignidade do pecado: "O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz" (1 Pedro 2:24, NTLH). As vestes de Cristo na cruz? Pecados — os seus e os meus. Os pecados de toda a humanidade. 


(Trecho do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 167-168)


0 Comentários