Coroa de espinhos e coroa de ouro juntas


O livro de Gênesis afirma que por causa do pecado “a terra será maldita e produzirá mato e espinhos” (v.17:18). Vemos aqui que o espinho é uma consequência do pecado, que teve início com Adão e Eva, um símbolo de maldição. Jesus era sem pecado (Hebreus 4:15), no entanto, recebeu em sua cabeça uma coroa de espinhos (Mateus 27:29), que nunca fora dEle, mas nossa. Jesus fez-se maldito por nós, (Hebreus 4:13), seres imerecidos de sua graça, mas, mesmo assim, Ele se compadece de nossas fraquezas, pois seu amor por nós é incondicional. Seja grato a Jesus por seu sacrifício vivendo em obediência para que os espinhos, não façam parte de sua vida (Provérbios 22:5).


O tema da coroa   (Max Lucado)

E logo os soldados do governador, conduzindo Jesus à audiência [...] e, despindo-o, o cobriram com uma capa escarlate. E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça. 

Mateus 27:27-29  


POR TODA A BÍBLIA, OS ESPINHOS NÃO SIMBOLIZAM O PECADO, MAS a consequência do pecado (Gênesis 3:17,18; Números 33:55; Provérbios 22:5). Enfatizo o tema dos espinhos para sugerir um assunto que você talvez nunca tenha considerado: se os espinhos são os frutos do pecado, a coroa de espinhos na cabeça de Jesus não é um símbolo do fruto de nosso pecado que penetrou seu coração? 


Quais são os frutos do pecado? Pise na sarça da humanidade e sinta alguns cardos. Vergonha. Desgraça. Desânimo. Ansiedade. Nosso coração já não se viu em meio a estas sarças? No entanto, isso não aconteceu ao coração de Jesus. Ele nunca se feriu com os espinhos do pecado. O que você e eu enfrentamos diariamente, ele nunca conheceu.


 Ansiedade? Ele nunca se preocupou! Culpa? Ele nunca foi culpado! Jesus nunca conheceu os frutos do pecado... até assumir o pecado por nós. E, ao fazê-lo, todas as emoções do pecado vieram sobre ele como sombras em uma floresta. Ele se sentiu ansioso, culpado e sozinho. Você não consegue ouvir a emoção em sua oração? "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46). Essas não são palavras de um santo. Esse é o clamor de um pecador. 


E essa oração é uma das partes mais admiráveis de sua vinda. Mas posso pensar em algo ainda maior. Você quer saber o que é? Quer saber a coisa mais interessante sobre aquele que trocou a coroa do céu por uma coroa de espinhos? E que ele o fez por você. Somente por você. 


(Trecho do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 159-160)


0 Comentários