Um lugar bem longe daqui


Um lugar bem longe daqui (Where the crawdads sing), é o primeiro romance de Délia Owens, a obra narra a vida de Catherine Danielle Clark (Kya), mais conhecida como “a menina do brejo”. A autora intercala as cenas entre o presente, com a investigação de um possível assassinato, e o passado, que narra o crescimento solitário de Kya.


Kya era a caçula de cinco irmãos, vivia com a família, totalmente desestruturada devido ao alcoolismo do pai, em um lugar considerado pelas pessoas da época, como a escória, o lixo da sociedade. Ao seis anos foi abandonada pela mãe, posteriormente pelos irmãos e em seguida pelo pai, Kya continuou morando sozinha no barracão da família no brejo, que não tinha, se quer, luz elétrica, passando por dificuldades e sofrendo com a solidão e o preconceito do povoado de Barkley Cove.


Livro um lugar bem longe daqui
Imagine uma criança de sete anos vivendo completamente só, abandonada pela família inteira e rejeitada por toda uma cidade, com exceção de Tate, amigo de um de seus irmãos, Sra. Mabel e seu esposo Pulinho, dono do posto de abastecimento. Uma garotinha que vivia com uma incógnita corroendo sua mente a todo momento: Porque todos a haviam deixado? Porque ninguém a levou? A história é retratada de uma forma tão minuciosamente detalhada, que é impossível não sentir compaixão e empatia por Kya. Porém, ela era uma garota forte, inteligente e determinada, e com a ajuda do amigo Tate, aprendeu a ler.

Na adolescência foi novamente abandonada, assim, a solidão, as gaivotas e o brejo se tornaram sua família. Continuo estudando sozinha e pesquisando o brejo, que era sua vida. E, aos poucos, foi sobrevivendo e conquistando o espaço onde ninguém jamais diria que a rejeitada “menina do brejo" alcançaria. Já adulta, foi envolvida no assassinato do, “astro do futebol americano e ídolo da cidade", o jovem rico e bonito, Chase Andrews, o que trouxe um pouco de suspense a história.


A obra aborda um drama melancólico, retratando o preconceito pela classe baixa e o racismo de toda uma sociedade, exposto claramente pela autora nas diversas humilhações sofridas por Kya e pelos negros do povoado de Barkley Cove. Um lugar bem longe daqui possui um trama envolvente, que te faz reviver cada cena, absorvendo completamente sua atenção, na ânsia de saber o que vem depois de cada acontecimento. 


Título: Um lugar bem longe daqui

Autor: Delia Owens 

Editora: intrínseca  (2019)

Páginas: 336


Um lugar bem longe daaui3

2 Comentários

  1. A história, possui um enrendo envolvente, que te prende do início ao fim, me emocionei muito pela saga da Kya, um livro que vale muito ser lido.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.