Capa do livro Extraordinário


Da autora  R.J. Palacio, o livro “Extraordinário” narra a história de August Pullman, carinhosamente chamado de Auggie, um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética, Treacher Collins, que causou uma severa  deformidade na face, realizou muitas cirurgias ao logos dos anos, no entanto, ele é uma criança de bem com a vida.

Com medo dos julgamentos que Auggie enfrentaria e devido as cirurgias que estava sempre fazendo, seus pais não o colocaram na escola , sua mãe era sua professora. Mas, após Auggie completar dez anos, eles decidiram que a hora havia chegado. E a partir daí, começa a linda história de superação, na batalha contra o preconceito.

 .

Já na escola, frequentando o 5° Ano do ensino fundamental, Auggie sofre o  Bullying do qual ele e seus pais sempre tiveram medo, porém, ele consegue aos poucos ir se enturmando, pois é um garoto inteligente, de um humor admirável. 


O livro traz uma grande reflexão de como é difícil ser diferente neste mundo de aparências. Além de demonstrar o reflexo das atitudes dos pais nos filhos. Assim como a união, o amor e a presença constante dos pais de Auggie fez dele um garoto forte e bom, a falta deste laço familiar, o preconceito e indiferença pelo próximo, vinda dos pais, pode formar filhos semelhantes.


Em 2017 foi lançado o filme "Extraordinário", dirigido por Stephen Chbosky, que traz uma excelente narrativa do livro, porém, sempre falta muitos detalhes, por isso, a leitura é sempre mais interessante e intensa.


A obra literária é narrada em primeira pessoa, de linguagem simples e que te faz se encantar pelo personagem, além de nos fazer repensar sobre empatia, amor ao próximo, amizade e respeito as diferenças. Traz uma mensagem edificante, como:


__ Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.


Sem dúvida, um dos melhores livros que já li, se você já o recusou pela capa, não se prenda as aparências, pois elas enganam.


Autora: Raquel Jaramillo Palacio

Editora: Intrínseca / 2014

Gênero: Literatura infantil

Páginas: 320

0 Comentários