Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força

Todos nós de alguma forma já fomos acometidos por alguma circunstância que desencadeou em dificuldades, sofrimento, tristeza, frustação, dor, enfim, a lista é numerosa. Cada pessoa reage de forma diferente a cada uma delas, alguns são mais fortes e persistentes, outros se entregam totalmente ao desespero. 
Infelizmente, não existe uma regra sequencial a ser seguida para resolver as questões problemáticas da vida, mas felizmente, existe um Deus que pode solucionar todos os problemas pois, “Ele ajuda os que estão em dificuldade e levanta os que caem.” (Sl 145:14).
A seguir veremos dez formas incorretas de lidar com as dificuldades e como devemos corrigi-las:
1. Afastar-se de Deus
Em decorrência da insatisfação ou da demora na resolução dos problemas, algumas pessoas tem a tendência de afastar-se de Deus, desistem de orar, de buscar a presença do Senhor e, dessa forma, permite que o pessimismo e o cansaço  absorvam todo seu ser, por isso é preciso persistir na oração entregando todas as dificuldades aos cuidados de Deus e crendo que o Senhor “Não o deixará, nem desamparará” (Hb 13:5). Permitindo que o Espírito Santo dirija sua vida e não obedecendo a natureza humana, “Porque o que a nossa natureza humana é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem” (Gálatas 5:17).
2. Afasta-se dos outros
Afastar -se das pessoas, não irá fazer suas dificuldades desaparecerem, o isolamento só irá liberar mais espaço para pensar nas situações controvérsias pelas quais esteja passando. Como exemplo, desta atitude, temos o profeta Elias (1 Rs 19:8-15), um homem que enfrentou 450 profetas de Baal e foi contaminado pelo desespero e desânimo, decidindo isolar-se ao ser perseguido por Jezabel. Somos como membros que formam o corpo de Cristo, portanto, precisamos estar interligados com Deus e com os irmãos. Apesar do desânimo, Elias continuou ouvindo a voz de Deus, que ordenou que ele saísse da caverna e prosseguisse com sua missão (1 Rs 19:15). Devemos ter a atitude de nos aproximar ainda mais de Deus e nos unir com nossos irmãos que poderão nos ajudar a fortificar a fé em tempos de adversidades.
3. Decidir os limites de sua capacidade de suportar
É extremamente difícil compreender o agir de Deus em meio ao caos, mas é preciso entender que é Deus quem determina e conhece seus limites e Ele fortalecerá para suportar e vencer as dificuldades vivenciadas.” As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1 Co 10:13)
4. Ficar impaciente e frustrado com Deus 
O tempo de Deus é diferente do nosso, “para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia (2 Pe 3:8). Ele sabe a hora certa de todas as coisas, espere pelo tempo perfeito de Deus. “Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Is 40:31)
5. Agir sem a direção de Deus
 Buscar suas próprias soluções sem o direcionamento de Deus é um grande erro, pois, “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Pv 14.12). Entregar tudo na direção de Deus é a escolha certa, “confiando nele e não na própria inteligência lembrando dele em tudo o que fizer, e Ele que conhece todas as coisas, o guiará pelo caminho correto”. (Pv 3:5-6)
6. Entregar-se completamente ao desespero 
Há momentos que parecem que o mundo vai desabar e que nada mais tem solução, e o desespero invade a vida. Por isso, seu foco deve estar sempre em Deus, pois nossa visão é limitada e só enxergamos a situação que os olhos físicos conseguem ver, olhe para o alto, para o sobrenatural de Deus, e verás a sua esperança sendo renovada e a confiança no Senhor restaurada, e assim lembraras que “nada é impossível para Deus”.
7. Iludir-se com as facilidades do mundo 
Decidir sair da presença de Deus, iludindo-se ao  pensar que terá uma vida facilitada e solucionada vivendo de acordo com os padrões do mundo, uma atitude que te impedirá de viver as bênçãos do Senhor. “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)
8. Entregar-se aos seus próprios desejos
Decidir deleitar-se em seus próprios desejos, não irá por fim a uma situação de adversidade pela qual esteja passando, pelo contrário, pode atrair mais problemas. Independente da situação que esteja vivenciando sua conduta de cristão autêntico deve ser mantida. “Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda.” (1 Pedro 2.11-12)
9. Deixar -se ser absorvido pela irá
Quem nunca ficou irado ou enraivado? Todos nós já fomos absorvidos por este sentimento e ainda seremos muitas vezes, porém não devemos deixar que ela contaminar todo nosso ser ao ponto de amargura e o desamor fazer morada no coração, pois a ira desencadeia outras situações que produz mais problemas. Portanto, “cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova.”.(Tg 1.19-20) 
10. Se entregar a tristeza
Lembre-se “que a alegria do Senhor é a tua força", busque ânimo em Deus, ficar deprimido te fará paralisar e, por fim, desistir. Não é fácil prosseguir quando tudo vai mal, por isso que precisamos nos refugiar em Deus, levantar a cabeça e olhar para o alto, o teu socorro vem do Senhor, ele sabe das suas necessidades, espera e confia nele. “O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas
os que te buscam.” (Salmos 9:9-10)

Que você possa se apegar em Deus em todos os momentos, independente das circunstâncias, crendo, sem duvidar, que ele tem o controle de sua vida e jamais o abandonará.

0 Comentários