Reapresentação da identidade Cristã

Quem sou eu em Cristo?

O conceito de identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas. Como cristãos, essa identidade, é o que somos em Cristo.

Descubra nestes dezessete versículos sua verdadeira identidade em Cristo Jesus.


1. Escolhido por Deus

“Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor" (Ef 1:4)

Somos seres exclusivos de Deus, separados por Ele para caminharmos ao seu lado em santidade de vida.


2. Adotado por Deus

“Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Ef 1:5)

Fomos adotados como filhos na família de Deus, tendo todos os direitos, privilégios e benefícios de herdeiros naturais.


3. Sou filho de Deus em sua família

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a ele mesmo.” ( 1Jo 3:1)

Somos filhos amados do Senhor, que nos quer por perto e longe do mundo.


4. Fui perdoado por Deus de todos os meus pecados

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1:9)

O ser humano tem a natureza pecaminosa, mas Deus é misericordioso, seu amor é imensurável, está sempre pronto a nos perdoar. 


 5. Me reconciliei com Deus em harmonia 

“Por que, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante à morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” (RO 5:10)

Fomos unidos novamente por meio do sangue de Jesus Cristo.


6. Deus me vê santo, inculpável e irrepreensível 

“E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.” (Cl 1:21-22)

Esta é a descrição da restauração de um relacionamento adequado com Cristo, em que deixamos os velhos hábitos para vivermos uma nova vida ao lado de Jesus.


7. Selados com o Espírito Santo

“Em quem também vós, depois que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” (Ef 1:13

Ao ouvirmos a palavra de Deus e acreditarmos no que ela diz, somos marcados com Espírito Santo de Deus.


8. Fui chamado a cumprir o propósito de Deus

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Rm 8:28,30)

Deus trabalha para o nosso bem, mesmo em meio às dificuldades ele age para cumprir seu propósito na vida daqueles que respondem seu chamado.


9. Sou um cidadão pleno entre o povo de Deus

“Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” (Ef 2:19) 

Não somos estranhos para Deus, ele conhece a cada um de nós, individualmente, fazemos parte de sua família. Não há barreira entre nós e Deus, temos livre acesso a Ele.


10. Fui justificado - declarada justa diante de Deus 

Justificados, pois, mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1)

O relacionamento entre o homem e Deus é restaurado por meio da fé em Cristo Jesus, trazendo paz a humanidade.


11. Fui santificado - separada pelo espírito de Deus 

“Tais fostes alguns de vós, mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. (1Co 6:11)

Fomos purificados pelo sangue de Jesus, Ele lavou-nos de todo pecado. 


12. Fui redimido -  comprada pelo sangue de Cristo

“No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.” (Ef 1:7)

Jesus deu sua vida para nos salvar, derramou seu sangue para redimir nossos pecados.


13. Purificado de todo o pecado pelo sangue de Cristo 

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1Jo 1:7)

Jesus disse que somos a luz do mundo, e a luz não combina com as trevas, devemos viver harmoniosamente com nossos irmãos.


14. Sou herdeiro de Deus e coerdeiro com Cristo 

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” (Rm 8:16-17)

Assim como um filho tem direito a herança do pai, nos somos os herdeiro de Cristo, participando com ele de seu sofrimento e de sua Vitória.


15. Sou completo em Cristo 

“Também nele estais aperfeiçoados.” (Cl 2:10)

É Jesus que nos completa.


16. Sou um embaixador de Cristo 

“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio.” (2Co 5:20)

Uma de nossas missões aqui na terra, é levar o amor de Cristo para outras pessoas, fazê-lo conhecido, disseminar sua palavra que conforta, restaura e salva.


17. Estou sendo moldado conforme a imagem de Cristo

“Por quanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8:29)

Moldar significa esculpir, dar forma...Deus quer  transformar nossa maneira de pensar, falar e agir, para sermos mais parecidos com Cristo e dignos das suas bênçãos.


Devocional adaptado da Bíblia de estudo da mulher (Sociedade Bíblica do Brasil)


0 Comentários