Caim e Abel
BASE BÍBLICA GN  4:1-16

Objetivos:  Entender que precisamos pedir perdão sempre que pecarmos e que precisamos reconhecer nossos erros.
Versículo para memorizar: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar. (1 João 1:9)
Metodologia\Estratégias: Contação da história com a utilização de fantoches.

Hora da história!

Quem aqui sabe quem foram as primeiras crianças a habitarem na terra? (Aguarde as crianças responderem)
Muito bem!!! Foram Caim e Abel. Vamos conhecer a história deles.
Vocês lembra que na aula passada falamos que Adão e Eva desobedeceram as ordens de Deus e foram expulsos do paraíso? (Aguarde as crianças responderem)
Algum tempo depois, Eva ficou grávida e quando seu primeiro filho nasceu recebeu o nome de?? Quem lembra? Quem lembra? Hã!!
Isso!! Recebeu o nome Caim. Adão e Eva devem ter ficado muito felizes com o nascimento do seu primeiro filho. Caim foi o primeiro bebê deste mundo. Um tempo mais tarde, Eva teve outro filho. Como será que esse segundo filho se chama? (Aguarde as crianças responderem)
Isso mesmo!!! Abel. Então Adão e Eva, Caim e Abel são a primeira família deste planeta.
As crianças foram crescendo e aprendendo muitas coisas. Quando Caim e Abel cresceu eles começaram trabalhar e cada um gostava de fazer uma coisa diferente. Caim gostava de cuidar da terra, de plantar frutas, verduras, legumes...Ele era lavrador. E Abel gostava de cuidar de ovelhas e carneiros...Ele era pastor. (Mostre os fantoches de Caim e Abel com seus respectivos trabalhos)

Um dia eles se prepararam para oferecer um sacrifício a Deus. Então, Abel foi no curral onde estava seu rebanho e escolheu a ovelha mais bonita para oferecer a Deus. Viram como Abel quis agradar a Deus, ele ofereceu o seu melhor, nós também precisamos agradar a Deus. Como será que nós podemos agradar a Deus? (Aguarde as crianças responderem)
Já Caim foi na sua plantação, pegou algumas frutas e verduras que estava soltas por lá e ofereceu a Deus. Mas o Senhor não quis a oferta de Caim. Então, Caim ficou com muita raiva e inveja do irmão. Ficar com raiva e sentir inveja é pecado, mas quando nos sentimos assim precisamos nos arrepender e pedir perdão a Deus.
Mas Caim não se arrependeu, daí a raiva e a inveja foi crescendo dentro do seu coração. E Caim fez uma coisa muito feia, praticou um mal enorme. Sabem o que ele fez? (Aguarde as crianças responderem)

Caim chamou Abel para ir ao campo e o matou. Nossa que coisa horrível e triste. Depois que Abel morreu, Deus procurou Caim e perguntou onde estava seu irmão. Sabem o que Caim respondeu? “Não sei, Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?” (Gn 4:9) Caim mais uma vez pecou, porque ele mentiu para Deus. Mas Deus sabe de todas as coisa, e não adianta você pecar e esconder da mamãe e do papai, pois Deus está vendo você. Então Deus falou para Caim que a partir daquele dia, tudo que ele plantasse não nasceria e que ele ficaria vagando pelo mundo sempre fugindo.

Conclusão
Esta história poderia ter tido um final feliz, mas o mal tomou conta do coração de Caim. Por isso toda vez que você pecar, sentir raiva, inveja, ciúme...você precisa orar e pedir perdão a Deus, pois Deus irá te ouvir e te perdoar, ajudando você a tirar a maldade do coração e encher de sentimentos bons. Deus nos ama muito e Ele vai sempre fazer de tudo para que sejamos felizes. Vamos recitar um versículo?
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar. (1 João 1:9)

Atividade para fixação
Utilização de caixa de perguntas. Coloque perguntas referente a aula dentro de uma caixa e peça para as crianças irem retirando e respondendo. Para ter mais empolgação coloque algumas perguntas tipo: ganhou um pirulito ou bala...

Dinâmica Eu digo não ao pecado
Materiais
- Bexiga e caneta piloto.

Dê uma bexiga para cada aluno, depois peça para encherem, após encherem escrevam um tipo de pecado na bexiga. Ex: óddio, raiva, inveja, mentira...
Após, peça aos alunos que ande de um lado ao outro com a bexiga na mão. Quando retornarem pergunte se teve dificuldade no caminho. Eles vão responder que não. Agora, Encha mais bexigas e dê varias para cada um levar no caminho de ida e volta. Com certeza, as bexigas vão cair pelo caminho, ele vão parar, pegar novamente e assim sucessivamente. Agora pergunte aos alunos se tiveram dificuldades em carregar as bexigas. Provavelmente dirão que sim.
Aplicação: Explique aos alunos que é isso que acontece quando a gente peca e não pede perdão. Acha que ninguém vai descobrir então não se arrepende e começa a cometer outros pecado, pois acha que se não descobriram o primeiro não irão descobrir mais alguns. Só que assim como as bexigas foram caindo no caminho, o pecado vai atrapalhando a vida e nos tirando dos caminhos do bem e nos afastando de Deus.

Oração final 
Pergunte se alguma criança quer orar ou ore e peça para que eles repitam a oração.

"Fazei tudo como se fosse para o Senhor."
 Honra e glória ao nosso Deus!


0 Comentários