Livro observe a diferença de William Macdonald
Com mais de 80 obras escritas, William Macdonald (1917-2007), dedicou a maior parte de sua vida aos estudos bíblicos. Em “Observe a diferença”, traduzido da versão alemã “Achte AufDen Unterschied” (1996), o autor nos leva a refletir sobre as diferenças contidas em versículos parecidos, muitas vezes imperceptíveis ao estudarmos a bíblia. De uma leitura clara e fascinante, levando o leitor a ter uma reflexão mais ampla e significativa.

De início, o autor explora o termo salvação, onde cita que ao nos tornarmos cristãos, a maioria de nós tem apenas um pensamento: a salvação de nossas almas, Macdonald faz uma excelente distinção entre salvação e redenção. Nos leva a refletir intensamente quando fala da definição da justificação, citando passagens de Tiago e Romanos sobre fé e obras, comparando os versículos e citando suas diversificações.

Outro ponto a ser destacado em “Observe a diferença” são os comentários esclarecedores sobre a santificação e sua vasta definição entre o Antigo e Novo Testamentos, além de nos exortar a sermos mais parecidos com Jesus Cristo, como nos diz em 2 Coríntios 3:18 “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.” Para isso, precisamos estar ocupados na busca por conhecê-lo e prosseguir em conhecer, pois, assim como a chuva serôdia, virá nosso Senhor.

Uma das mais marcantes distinções apresentadas neste livro é sobre a velha e a nova natureza do cristão, em que todos nós herdamos a natureza de Adão, destacando os três inimigos do crente que são a carne, o mundo e o Diabo. Nos fazendo refletir sobre a comparação que Paulo fez entre o velho homem e um cadáver,  quando disse: “Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?” (Rm 7:24). Assim, o novo homem, aquele que nasceu novamente, precisa viver longe do pecado, pois as duas naturezas vivem em constante luta entre si. Paulo narra esse conflito em Romanos 7:14-25 ”... Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço...” Qual das duas naturezas vencerá? A que mais você alimentar. Por fim, temos uma ampla explanação sobre o arrebatamento que nos leva a um conhecimento mais profundo desse tema de vastas acepções.

Assim, “Observe a diferença” é uma excelente livro para aqueles que querem realizar um estudo bíblico detalhadamente. Faz uma reflexão do nosso comportamento enquanto cristãos, nos exortando a sermos melhores e com orientações que nos leva a repensar a forma como estamos vivendo.

Título: Observe a diferença
Autor: William Macdonald
Editora: Actual ( 2011)
Páginas: 164


0 Comentários