Por do sol

Você se pergunta por que tudo está tão difícil? Por que Deus não olha para sua situação? Por que o Senhor te abandonou? Estas são algumas das indagações que surgem quando acometidos por circunstâncias ruins e prolongadas. O sentimento de vazio e impotência surge e começam acusar a Deus de abandono. Você acha que aquele que deu seu próprio filho para morrer em nosso lugar seria capaz de abandoná-lo? Jamais! Jesus foi afligido por causa de nós, também sentiu-se desamparado pelo Pai, tudo suportou para que tivéssemos vida. 


Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês. Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. (1 Pedro 4:12-13 NVI)


Esse mesmo Deus que se doou por nós, com sacrifício na cruz, sempre será o mesmo, jamais te deixará (Hebreus 13:5). As circunstâncias mudam, nossas emoções se alteram, mas Deus é imutável. Isaías 45:15 diz que “Deus se esconde das pessoas”. Por que? Porque no oculto de Deus você começa a procurar respostas para suas dúvidas e a buscar por Deus. O silêncio de Deus não quer dizer que ele abandonou você, mas, talvez, você  tenha se ausentado da presença dEle. “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13). Ou ainda, Deus pode estar usando a provação para moldá-lo conforme a vontade dEle. Deus jamais abandonará você!


Abandonado por Deus (Max Lucado)

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 

Isaías 53:4  

BARULHOS SE MISTURAM NA COLINA. ESCÁRNIOS DE FARISEUS, O RETINIR de espadas e gemidos de homens agonizando. Jesus raramente fala. Quando ele o faz, diamantes reluzem no veludo. Ele dá graça aos seus assassinos e um filho à sua mãe. Responde à oração de um ladrão e pede algo para beber a um soldado. 


Então, ao meio-dia, a escuridão cai como uma cortina. "Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão" (Mateus 27:45, NTLH). Esta é uma escuridão sobrenatural. Não um ajuntamento casual de nuvens ou um breve eclipse do sol. Este é um manto de negridão que dura três horas. Os mercadores em Jerusalém acendem velas. Os soldados acendem tochas. O universo sofre. O céu chora. Cristo levanta sua cabeça e suas pálpebras pesadas para os céus e gasta sua energia final clamando as estrelas que desapareceram. "EH, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (v. 46). 


Faríamos a mesma pergunta. Por que ele? Por que abandonar seu Filho? Desampare os assassinos. Abandone os malfeitores. Dê as costas para os pervertidos e os que espalham dor. Abandone a eles, não a Jesus. Por que você abandonaria a única pessoa da terra que não tinha pecado? O que Cristo sentiu na cruz? O desgosto frio de um Deus que odeia o pecado. Por quê? Porque ele "levou os nossos pecados no seu corpo" (1 Pedro 2:24, NTLH). 


Com as mãos abertas, pregadas na cruz, ele pediu a Deus: "Trate-me como você iria tratá-los!" E Deus o faz. Em um ato que partiu o coração do Pai, mas honrou a santidade do céu, o juízo para expiação de pecados veio sobre o Filho de todos os tempos que não tinha pecado. E o céu deu à terra seu melhor presente: o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Por que Cristo gritou estas palavras? Para que você nunca tivesse de fazê-lo. 


(Trecho do livro “O salvador mora ao lado” de Max Lucado, citado no livro 3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna, p. 171-172)


0 Comentários