Bíblia de Gutenberg


Foto de Gutenberg, o inventor da prensa móvel


No século XIV, o alemão Johannes Gutenberg, revoluciona a imprensa, ao desenvolver um sistema mecânico de tipos móveis, considerado como um dos inventos mais importantes do segundo milênio.



Em 1450, teve início a impressão do livro, calcula -se que tenha levado em torno de cinco anos, assim, em 1455 é impresso o primeiro livro do mundo. Sabe qual foi o primeiro livro impresso? A Bíblia em latim, também conhecida como Bíblia de Mazari ou Bíblia de 42 linhas.


Página da bíblia de Gutemberg em escrita gótica

A bíblia de Gutenberg possui texto em duas colunas, e escrita gótica. Uma cópia completa dessa bíblia contém 1.282 páginas, e cada página possui 42 linhas, dividia em mais de um volume. Calcula -se que tenha sido impresso 180 cópias da bíblia – 135 em papel e 45 em pergaminho. 


Acesse também:


Atualmente existem 48 cópias da Bíblia, porém, apenas três, em pergaminho, estão completas: em exposição na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, na Bibliothèque Nationale em Paris, e na Biblioteca Britânica em Londres.


E o primeiro livro impresso no Brasil?

Só em 1810, 355 anos após a impressão da Bíblia de Gutenberg, é impresso o primeiro livro no Brasil, a obra Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga. 


A prensa de tipo metálicos móveis, juntamente com a impressão do primeiro livro, marca a transição da Idade Média para a Moderna. Também foi de suma relevância nos movimentos religiosas, como a Reforma Protestante de Martinho Lutero, pois facilitou a circulação das informações do documento “As Noventa e Cinco Teses de Wittenberg”.


A invenção de Gutemberg deu início a impressão em massa, sendo um grande avanço para tecnologia moderna de impressão e tipografia, foi a base para a disseminação da cultura literária no mundo, levando informações e propagando o conhecimento. O que seria do mundo sem os livros?

0 Comentários