18 de abril Dia nacional do livro infantil - menina sentada no livro voando

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002. Sabe porque 18 de abril foi a data escolhida para comemorar esse dia? 

Para homenagear o escritor Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Escreveu a série de livros Sítio do Pica-pau Amarelo, adaptado em formato série televisiva. Quem nunca ouviu falar de Emília, Narizinho e Pedrinho? Essa série é composta por vinte e quatro livros cheios de aventuras que despertam a imaginação infantil, introduzindo a criança nesse fantástico e encantador universo da leitura, suas obras desse clássico infanto-juvenil são:

A menina do narizinho arrebitado (1920), Reinações de Narizinho (1921), Caçadas de Pedrinho (1922), O saci (1927), Memórias de Emília (1930), Emília no País da Gramática (1931), Aritmética da Emília (1932), Fábulas (1933), Histórias diversas (1933), Histórias de Tia Nastácia (1934), Peter Pan (1935), Viagem ao céu (1935), O poço do Visconde (1935), O Pica-Pau Amarelo (1936), Aventuras de Hans Staden (1936), Dom Quixote das crianças (1937), Geografia de Dona Benta (1937), A chave do tamanho (1937), A reforma da natureza (1939), O Minotauro (1939), Os doze trabalhos de Hércules (1941), Histórias do mundo para crianças (1942), Serões de Dona Benta (1944), História das invenções (1947)


Essa é uma data muito importante para a literatura brasileira, um incentivo a formação de novos leitores, pois é na infância que os hábitos se desenvolvem e vão se intensificando ao logo do tempo. Despertar a criança para a leitura, aproveitando dessa fase em que eles são absorvidos pela imaginação.


Monteiro Lobato foi o percursor da literatura infantil e deixou uma vasta obra destinada às crianças, abrindo caminho para que outros escritores também se aventurassem por esse tipo de literatura, como a escritora carioca Celina Bezerra.



Celina Bezerra é educadora especializada em Educação Inclusiva e em Educação da Infância com Ludicidade, idealizadora do curso Cultura e Literatura Infantil em uma Perspectiva Inclusiva. Uma mulher de destaque no universo literário infantil, introduzindo a inclusão de crianças com necessidades especiais em suas obras. A escritora nos presenteia com a coleção “Amigos especiais”, publicada pela Editora Inverso, uma série de livros que visam o respeito às diferenças, como ela mesma diz: “As pessoas precisam ser apreciadas pelas suas potencialidades e respeitadas pelas suas limitações”.


O primeiro livro da série foi lançado em 2017, que nos traz uma menininha com Síndrome de Down , em 2019 o segundo livro  temos uma menina Albina, seu terceiro livro com tema Autismo, foi lançado no último dia 10 de abril. E não acaba por aí! Seu próximo livro desta série já tem um título definido “Sara, a sereia rara" e terá como tema a Alopecia Areata.


Em comemoração a essa data de extrema relevância para a Literatura Infantil, as indicações de hoje vêm acompanhadas do respeito a adversidade e valorização das diferenças, com os três livros da série “Amigos Especiais" da escritora Celina Bezerra:


1. Bruna, uma amiga "Down" mais que especial (2017)

Capa divulgação do livro Bruna uma amiga Down mais que especial

Sinopse:  O clubinho das meninas que brincam é muito especial. Nele há espaço para todas, inclusive para Bruna, uma menina com síndrome de down muito divertida e amorosa. Mas até que ponto pode ir essa amizade diante dos obstáculos? Conheça a lição de respeito e amor que essas meninas têm a ensinar a todos nós. Este livro serve de apoio para pais, professores, psicopedagogos e outros que desejam utilizá-lo como instrumento para reflexão em torno da relação amorosa das crianças com Síndrome de Down e seus amigos e familiares. Principalmente, traz à luz o tema de inclusão e do respeito à diversidade para o público infantil.


2. Sabrina, a menina albina (2019)

Capa divulgação Sabrina, a menina albina

Sinopse: Lucas era um menino querido e gostava muito de brincar - ele nem imaginava a companhia que iria ganhar! 

Quando sua irmãzinha nasceu, eles brincavam juntos, uma beleza! Corriam no sítio que tinha todas as cores da natureza. Ela estava sempre contente! Sabrina era uma menina albina, o que a tornava diferente! 


3. Charles, A estrela autista (2021)

Capa divulgação do livro Charles, a estrela autista

Sinopse: Charles é uma estela azul muito especial. Ele brilhava uma linda luz, que às vezes acabava incomodando os outros, sendo incompreendido. Sua mãe o compreende e embala a infância de Charles com uma linda música, que fica na memória afetiva dele por toda sua vida. Um dia, aceitou o conselho de um amigo e foi desbravar novos lugares e conhecer diferentes estrelas. Charles, com toda a sua autenticidade, faz desta jornada uma busca pelo seu espaço no mundo para poder ser quem realmente é e encantar a todos os astros e estrelas do Universo.


Gostaram das dicas? Já leram algum livro com algum dos temas citados? Deixe seu comentário e até o próximo post!

0 Comentários