Resenha defendendo a fé ao estilo de Jesus

Alguma vez já te fizeram perguntas que fazem por a fé a prova? Questionamentos como: Se Deus é bom por que há tanto sofrimento? Se Deus é tão poderoso por que permitiu que o mal entrasse no mundo?  


Essas são algumas das indagações que, Dallas Willard, irá apontar neste livro, utilizando da apologética no modelo de Jesus, ou seja, a defesa argumentativa da fé conforme o estilo de Cristo,  ajudando a sanar dúvidas de forma simples e gentil, fundamentados no respeito e amor ao próximo, expõe questões como fé e razão, Deus e a ciência, bem e mal, sofrimento da humanidade.


O que significa sermos caracterizados pela gentileza? ...significa sermos humildes. O amor nos purificará de qualquer desejo de vencer por vencer, bem como da hipocrisia intelectual e do menosprezo pelas opiniões e habilidades dos outros. O apologista que defende Cristo se caracteriza pela “humildade total”...

 

Livro a gentileza que cativa: Defendendo a fé como  Jesus faria

 “A gentileza que cativa", aborda que a comunicação do cristão precisa ser amorosa ao defender ou explicar um questionamento, refletir nos atos e no tratamento com as pessoas a identidade de Cristo. Caso contrário, como alguém poderia crer na bondade, pureza, humildade e amor de Jesus, se aqueles que dizem pertencer a Cristo não demonstram a gentileza em suas ações e interlocuções? Em tempos de hipocrisia, ceticismo e hostilidade, a apologética ao estilo de Jesus, instiga o cristão a ser receptivo, independente das indagações a eles proferidas.“Por que deveríamos envidar esse esforço e investir nossa energia na remoção de dúvidas? Porque as pessoas são incrivelmente preciosas.” 


A coisa mais importante que temos a fazer por meio da apologética é ensinar de tal maneira que as pessoas que realmente não confiam na interação genuína do indivíduo com o Grande Pastor sejam levadas a ver sentido nisso e se sintam inspiradas a experimentá-lo: isto é, elas tentarão alguma coisa.

 

Em tempos de caos, como o momento em que o mundo está vivendo, a existência e a bondade de Deus estão sempre sendo colocados à prova, a culpabilidade dos desastre que assolam a humanidade recaem sobre Ele, alguns afirmam que Deus é tão poderoso e está acima do bem e do mal, mas permite que aconteça tantas atrocidades. Porém, “a maior barreira para o evangelho de Cristo, não é a dúvida que está fora da igreja, mas a que está dentro da igreja”. A apologética está voltada para todos, tantos cristão como não cristãos.


Refletir sobre a forma de agir ao defender o evangelho de Jesus, é o objetivo deste livro, Dallas Willard, nos remete a repensar um jeito mais doce e delicado de responder às perguntas difíceis e intrigantes, ao mesmo tempo que, seu modo simples de explanar suas ideias, vai sanando nossas próprias dúvidas ao discorrer dos capítulos. Uma obra dedicada a aqueles que querem descobrir como defender a fé, sendo gentil e cativante como Jesus.


Título: A gentileza que cativa: Defendendo a fé como Jesus faria

Autor: Dallas Willard

Editora: Mundo Cristão (1ª Ed. 2018)

Páginas: 176

0 Comentários