A armadura de Deus

EFÉSIOS 6:10-18

Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas...” (Ef 6:11-12)

Todos nós já fomos tentados por alguma  coisa ou alguém em vários momentos da vida. Jesus também foi tentado (Mt 4:4,7,10),seu exemplo nos concede a segurança  de que somos capazes de resistir às tentações e sermos fortalecidos no espírito. A tentação, fruto dos desejos e paixões humanos, conduz ao pecado. O diabo estará sempre disposto a nos seduzir, usando de todas as artimanha para nos afastar da presença de Deus e cair em pecado. Mas o Cristão tem dentro de si o poder do Cristo ressuscitado (1 jo 4:4). Recebendo a armadura de Deus para “estarem firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6:11). Assim é preciso vestir cada peça desta armadura para que possa resistir os ataques do maligno.

1. “Cingindo-vos com a verdade” (Ef 6:14). A região  do abdômen era considerado o centro das emoções. Cingi-la com a verdade é obrigar a pessoa analisar criteriosamente suas emoções, para que tenha uma vida honesta e integra. Pois frequentemente, dependendo de certas situações uma pessoa se permite  crer na mentira, devido a autocomiseração. Pois Satanás fará de tudo para que duvidemos das promessas de Deus para nossas vidas e acredite na derrota, nos fazendo lembrar das decepções, dos problemas e de tudo que não deu certo, usará da fragilidade do momento para deixarmos de crê na verdade que é a palavra de Deus . 

2. “Vestindo-vos da couraça da justiça” (Ef 6:14). O peito geralmente é considerado como um lugar da alma, onde precisamos guardar apenas  os bons sentimentos, portanto, é de suma importância que mantenhamos o coração vestido com a couraça da justiça, para que o pecado não dê apoio ao inimigo e assim, corrompa nosso coração com a maldade. Mas quando somos contaminados, Cristo nos concede a oportunidade de purificar-nos por meio da confissão e arrependimento sincero.

3. “ Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz" (Ef 6:15). Um sapato apropriado nos permite uma pisada firme, além de ir e vir confortavelmente. Desta mesma forma os cristãos devem estar calçado, ou seja ocupados, com a disseminação do evangelho, incumbidos de ir e vir levado a paz que conforta e a reconciliação das pessoas com Cristo. Estando consistente nesta missão se mantendo firme na fé e no propósito de conduzi-las ao nosso Salvador.

4. “Levem sempre o escudo da fé” (Ef 6:16).  escudo protegia o soldado dos ataques de seus inimigos, contra as flechas por eles lançadas. Da mesma forma o Diabo estará sempre disposto a acusar e atacar, enviando seus dardos de fogo para produzir medo, culpa e dúvidas em relação a fidelidade de Deus. Portanto, a fé age como um escudo invisível que desviará as flechas das falsas acusações que o inimigo tentar lançar em nossas mentes.

5. “Recebam o capacete da salvação” (Ef 6:17). Assim como o capacete protege a cabeça dos acidentes, uma mente de Cristo irá proteger os pensamentos contra as setas enviadas pelo maligno para contaminá-lo. Guardando nossos pensamentos para não nos afastarmos da salvação em Cristo Jesus.

6. “Tomai a espada do espírito” (Ef 6:17). A espada capacitava o soldado a atacar o inimigo e derrotá-lo. Assim a palavra de Deus é a espada contra as investidas do maligno, está armadura foi usada por Jesus contra Satanás. A palavra de Deus é viva, eficaz, instrutiva e poderosa para que possamos nos manter firmes e fugir das ciladas do Diabo. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. ( Tiago 4:7)

Após citar as seis peças da armadura de Deus, Paulo nos instiga a orar (Ef 6:18). A oração é  a chave que abre as portas entre  nós e Deus. Quando estamos numa batalha é através dela que nos achegamos a Cristo. A busca constate em conhecer nosso Deus, nos mantém firmes diante das ciladas tramadas pelo maligno. Precisamos orar incessantemente, pois é por meio dela que nos aproximamos de Deus,  e nos tornamos mais fortes para suportar as tentações. A oração nos capacita vencer a batalha espiritual.

A palavra de Deus nos diz que os que suportarem as tentações receberão a “coroa da vida". É preciso nos deixarmos ser guiados pelo Espírito Santo, para que estejamos sempre nos caminhos do Senhor. Por isso, oração perseverante, a leitura e estudo da palavra nos ajuda a resistir às batalhas espirituais e o inimigo fugirá de nós.

Oração 

Pai amado, guarda minha mente dos dardos inflamados do inimigo, me ajude a limpar meus pensamentos e a viver em santidade sem a qual não poderei ver a Cristo. Purifica-me com teu sangue, me dê discernimento e sabedoria para que eu possa escapar das armadilhas do inimigo. Em nome de Jesus. 

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja abundante em sua vida. Amém!!


0 Comentários