quebra gelo fácil

Três dinâmicas super fáceis para evangelizar crianças, jovens e adultos, basta apenas adaptá-las. A seguir versão para crianças.


Medo de Desafios

Versículo base

 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13); 

..."Não tenha medo". (Lamentações 3:57)

Recursos necessários

1. caixa, chocolate (ou um doce de sua preferência), e  música.

Obs: Professor (a) leve doces a mais para distribuir para as outras crianças no final da aula.

Execução

1. Encha a caixa com papel para que as crianças não percebam o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete escrito: COMA O CHOCOLATE! Peça a turma que sentem em círculo.

2. O professor (a)  segura a caixa e explica o seguinte para a turma: Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe um desafio a ser cumprido, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que decidir se fica com o desafio ou passa para o colega, ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa.

3. Começa a brincadeira tocando uma música, devem ir passando a caixa de um para o outro. O professor (a)  deve ficar de costas para o grupo, para não ver com quem está a caixa quando parar a música. A criança que decidir abrir a caixa encontra a gostosa surpresa. (A criança não pode repartir o presente com ninguém).

Aplicação

 O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos propensos a ter medo, mesmo sem motivos. Devemos aprender que Deus nos ajuda a superara todos os desafios que surgem em nossas vidas, mesmo que pareça difícil, precisamos confiar  naquele que pode todas as coisas.


Caixa do medo

Versículo base

Mas eu, quando estiver com medo,
confiarei em ti. (Salmos 56:3)

Recursos necessários

1. Caixa de papelão tampada, figuras de bichos.​

Execução

1. Antes de iniciar a dinâmica, recorte a lateral da caixa, para que caiba a mão. Embrulhe a caixa com itens assustadores, como fotos de bichos venenosos, de símbolos de perigo, etc...a decoração fica a seu critério.​

2. Quando for apresentar para as crianças, coloque medo nelas e pergunte quem será o corajoso que irá colocar a mão na caixa primeiro.​

3. Para deixar mais real, quando o participante colocar a mão dentro da caixa, faça movimentos bruscos enquanto você segura a caixa, como se tivesse um bicho tentando escapar.​

4. A criança terá receio de colocar a mão na caixa, afinal, ela não sabe o que lá dentro.​

Aplicação

Ao final, abra a caixa e mostre que não tinha nada dentro, e que muitas vezes, temos medo do desconhecido sem necessidade alguma, afinal, nem tinha o que ter medo. Mas, quando tiver medo, lembre-se que Deus está sempre ao seu lado para te proteger e cuidar de você. ​


Medo do futuro

Versículo base

Busquei o Senhor, e ele me respondeu;
livrou-me de todos os meus temores. (Salmos 34:4)

Recursos necessários

1.Bexigas de varias cores

Execução

1.Falar para as crianças que a bexiga representa o futuro. Cada um deve pegar a bexiga da cor que mais gosta.

2.Depois de distribuir a bexiga, o professor(a) avisa que cada um deverá enche-la sem segurar com as mãos e de olhos fechados e que a bexiga não pode estourar.

3.Algumas crianças vão colocar a mão na bexiga, vão abrir os olhos...Aguarde até que todos encham suas bexigas.

4.Após todos terem enchido, pergunte para aquele que a bexiga não estourou se ele está satisfeito com o tamanho que ela ficou. E pergunte para aquele que a bexiga estourou se ele ficou feliz. Provavelmente vão responder que não.

Aplicação

Explique que o medo não permitiu que ele enchesse a bexiga completamente, pois ela podia estourar, na vida também é assim, às vezes não seguimos a diante fazendo o que gostamos, por termos medo de não dar certo, então desistimos, por isso precisamos orar pedindo orientação a Deus em tudo que fizermos, e assim o medo vai embora e nosso objetivos são realizados.

E para os que estouraram a bexiga, é o que acontece quando conseguimos as coisas e depois ficamos longe de Deus. Fazemos tudo por vontade própria pra conseguir sempre mais, nos afastamos de Deus e nossos sonhos acabam estourando e o futuro planejado não dá certo.


2 Comentários

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.