Livro Pérola na areia sobre a mesa

Simplesmente encantada por este livro, um romance cristão baseado na vida de Raabe, narrado no livro bíblico de Josué, Antigo Testamento. A autora Tessa Afshar nos conduz a uma viagem ao tempo com sua escrita envolvente, transmitindo uma mensagem leve e edificante, para melhor compreensão da história aconselha-se ler Josué 1-10, Mateus 1:1-7 e o livro de Rute.


Sinopse: Pérola na Areia é um romance sobre Raabe, personagem bíblica cuja história recebe um novo sentido através das palavras da aclamada autora e teóloga Tessa Afshar. Aos 15 anos de idade, Raabe vê-se desamparada ao ser conduzida ao mundo da prostituição. O sacrifício da essência da juventude era a única forma de salvação e sustento de sua família que enfrentava difíceis momentos no trabalho e na colheita. Os anos se passaram e a esperança pelo amor verdadeiro é trocada pelo ressentimento, fazendo Raabe buscar a independência e afirmar que jamais confiaria em outro homem novamente. Contudo, o que a moça não imaginava era que Deus tinha outros planos para sua vida. A chegada de Salmom, homem honrado e estimado pela nação de Israel, dá início a uma verdadeira batalha de sentimentos no então magoado coração de Raabe. A deslumbrante e singela beleza de Raabe contrasta com a intensa trajetória de sua vida. O sofrimento do passado a modificou de menina a uma mulher de fé, que transformou mágoa em coragem ao ajudar espiões na conquista da Terra Prometida. Conheça essa história emocionante de uma gentia poupada da morte por possuir uma fé verdadeira e leal.


A história bíblica não apresentam os detalhes minuciosos da vida dos personagens, mas sim, os que mais edificam. Assim, a autora, utilizando-se dessa narrativa, desenvolveu a ficção Pérolas na areia, em torno dos fatos contidos nas escrituras sagradas.


Então, de acordo com a bíblia, quem foram  Raabe e Salmom?

Raabe é mencionada como uma prostituta, moradora de Jericó, sua casa ficava sobre o muro que cercava a cidade, demonstrou uma fé genuína ao Senhor, ao esconder dois espiões, enviados por Josué a Jericó. E, por sua bondade, ela e toda sua família foram salvos durante a destruição da cidade: “Assim Josué poupou a vida à prostituta Raabe, à família de seu pai, e a todos quantos lhe pertenciam; e ela ficou habitando no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó" (Js 6:25).


Quanto a Salmom, não há relato bíblico sobre sua trajetória de vida na bíblia, ele é citado na árvore genealógica de Davi, como pai de Boaz (Rute 4:21 – Velho Testamento) e na linhagem de Jesus em Mateus 1:5 (Novo testamento): “Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe.” Sendo da tribo de Judá, acredita-se que era um homem honrado e importante.

Quadro da árvore genealogica de Salmom a Davi
Árvore genealógica 


Leia também:

Resenha | A ovelha e o leão 


Pérola na areia, primeiramente, nos apresenta Raabe como uma garotinha meiga, doce, amável e pura, apesar de morar em uma cidade pagã, com costumes abomináveis, tinha uma visão completamente diferente do povo daquele lugar. Porém, teve sua vida drasticamente mudada, quando a crise financeira acometeu sua família. Tornando-se uma mulher impura, aos olhos da sociedade. Mas que, por sua fé, foi regenerada pela misericórdia de Deus. O livro apresenta detalhadamente todo o drama vivido por Raabe, sua frustação família, seus traumas, e medos. Mas, também a mostra como uma mulher forte, determinada e inteligente. Não é atoa que ela está entre os heróis da fé, citados no livro de Hebreus (11:31). 


A idolatria desesperadora do povo não atraía Raabe. Quanto mais ela via aquele tipo de fé em prática, mais ela a abominava. Nem mesmo o medo e o desespero a fariam se entregar a Baal, Moloque ou Asera.


Um romance épico instigante, uma mulher com profissão pecaminosa, a qual Deus não aprova e  rejeitada pelo povo, conseguiu regenerar-se, ao ponto de se casar com um dos homens mais importantes da tribo de Judá. Salmom é um homem que anda conforme a vontade do Senhor, justo, guerreiro e de bom coração. Raabe e Salmom cativam por completo,  por serem ousados ao desafiar os padrões sociais e por demonstrarem lealdade, fé  e amor verdadeiro pelo Senhor. 


- Você não tem dúvida de que Deus concederá a vitória a Israel, não é?

Raabe fez que não com a cabeça.

- Você tem muita fé. Nunca pensei que encontraria alguém assim fora de Israel.


O livro é repleto de personagens secundários bem construídos, além do drama familiar, apresenta todo o cenário das batalhas daquela época, que por sua vez, são minuciosamente detalhados. Aborda temas delicados como: perdão, culpa, trauma, injustiças, arrependimento, enfim, uma história fascinante. Possui uma escrita simples, que nos arrebata para dentro da história. É literalmente, uma viagem para viver em outra época. Além de ser uma leitura edificante, pois possui uma narrativa motivacional e inspiradora, nos conduzindo a uma reflexão sobre nosso verdadeiro “EU", para um encontro especial com Deus, que é bondoso, misericordioso e nos enxerga como pérolas preciosas. Recomendo a leitura para todos aqueles que querem e precisam sentir que são amados. 


Título: Pérola na Areia

Autora: Tessa Afshar

Editora: Bv Films (2013)

Páginas: 352 

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐


0 Comentários