Cristão comprometido imagem de cruz

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.” Mateus 16:24.

Há escolha por comprometer-se é a mesma para todos os cristãos, negamos a nós mesmos ou a Cristo, seguimos o caminho de Cristo ou perseguimos o nosso próprio caminho. Qual a diferença entre comprometido e envolvido?


A palavra compromisso tem origem no latim “compromissus”, e significa promessa, ou seja, algo que precisa ser cumprido e está inseparável da responsabilidade, implica em se esforçar para honrar o compromisso que assumiu seja na vida familiar, profissional, social ou espiritual. Já o envolvido, não se preocupa com as partes do processo ao qual se propôs fazer ou participar, ou seja, faz o que der, até a hora que der e quando tiver vontade, está inserido no meio, porém não faz parte do mesmo.


Ser cristão não é moda, é mudança de vida
Na bíblia é possível destacar claramente algumas passagens de pessoas que não assumiram, verdadeiramente, um compromisso: os irmãos de Davi estavam envolvidos na batalha com os filisteus, porém, não tiveram coragem de lutar, mas Davi estava comprometido, desafiou e venceu o gigante (I Sm 17:20-50); Os discípulos de Jesus estavam comprometidos, com exceção de Judas que estava apenas envolvido (Mt 27.3-5).

Jesus disse que aquele que não carrega sua cruz e não o segue não pode ser seu discípulo (Lc 14:27), pois, nem todos estão comprometidos com a obra de Deus, em seguir verdadeiramente a Cristo, agindo conforme sua vontade, estão apenas envolvidos no meio cristão, porém, a sua identidade não é cristã, pois não tem o real desejo  de abandonar seus interesses seculares e submeter-se a uma vida compromissada com os preceitos do Senhor.


Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mt 15.8).


O cristão comprometido se coloca sob a autoridade de Deus, se propõe a fazer sua vontade . O comprometimento fortalece a fé e desenvolve o caráter, é uma disciplina espiritual que requer persistência e determinação. 


Precisamos estar sempre aptos a renovar nossa identidade cristã, com o estudo da palavra, oração e na busca por mais intimidade com o Senhor, para que os desejos da carne não nos impeçam de assumir um compromisso com nosso bom Deus. Agora que já sabemos a diferença, como cristão, em qual delas você se encaixa?

Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24


0 Comentários