1 Reis 18:41-46

Objetivos: Incentivar as crianças orar pelas pessoas que estão enfrentando alguma adversidade.

Versículo para decorar: “Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.” (Marcos 11:24)

Dinâmica : A chave da oração 

Material:

1 cadeado e varias chaves, 1 caixinha que pegue cadeado, doces.

Procedimento: Coloque os objetos na caixa. Marque a chave que abre a caixa com uma etiqueta escrito  ORAÇÃO, nas outras chaves escreva outras palavras (agir, desobedecer, respeito, egoísmo, etc.). Mostre a caixa e diga que dentro dela tem uma surpresa e quem acertar a chave correta ganha o que estiver dentro. Depois entregue as chaves para que a criança tente abrir (com exceção da chave oração), estipular um tempo para que todos tenham a oportunidades. Nenhuma criança conseguirá abrir

Aplicação: Após todos terem sua oportunidade, pegue a chave correta. Mostre a chave escrita ORAÇÃO e fale que o cadeado, a fechadura de uma porta de casa ou do carro, todos têm sua chave correta, não adianta tentar abrir com outra chave. Neste momento abra a caixa e fale, quando estamos passando por algum problema que não podemos resolver, Deus pode, pois ele tem uma caixinha cheia de bênçãos, e a chave pra abrir a caixinha de Deus é a oração. 

Distribua os doces ao final da aula.

Antes de iniciar a história memorize o versículo.

Vamos conhecer um profeta chamado Elias, um homem que andava com Deus e tinha muita fé.

ELIAS ORA POR CHUVA 


Em Samaria, havia um rei chamado Acabe. Ele pecou contra o SENHOR Deus mais do que qualquer outro rei antes dele.
Rei Acabe no mapa de Samaria

Era casado com Jezabel, uma mulher muito má eles adoravam ao deus Baal, e isso não agradava a Deus.
Certa vez, o profeta Elias disse ao rei acabe, “em nome do Senhor, que não iria chover por alguns anos, até que ele mandasse que chovesse novamente”.
Profeta Elias conversando com o rei Acabe

Três anos se passaram sem chuva, a falta de comida em Samaria era grande.
Então, o Senhor Deus mandou Elias se encontrará com Acabe, pois Ele iria mandar a chuva. Elias, tranquilizou Acabe, mandando ele ir comer pois  já estava ouvindo o barulho de chuva.
Elias avisando a Acabe que vai chover

Elias subiu no monte Carmelo e ajoelhou-se, pos a cabeça entre os joelhos, e começou a orar por chuva.
Enquanto orava pedia ao seu ajudante olhar para o lado do mar para vê se a chuva estava vindo. O ajudante olhou por seis vezes e dizia não vi nada.
Eliseu vigiando a chuva

Na sétima vez viu uma nuvenzinha, voltou e disse a Elias:
 – Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem. (1Reis 18:44)
Eu vejo uma pequena nuvem

Ele pediu ao ajudante avisar ao rei Acabe para depressa aprontar o carro e ir para casa ou a chuva não o deixaria ir.
Profeta Elias Manda seu ajudante dar um aviso acabe

Em pouco tempo, o céu cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou no seu carro e partiu.
O poder do SENHOR Deus estava sobre Elias, fazendo  com que ele corresse tão rápido que chegou antes de Acabe, que estava com carros e cavalos.

Conclusão 
Elias obedecia e confiava em Deus. Você também pode orar por alguém que está precisando, assim como Elias orou por Samaria. Alguém que está triste, está passando fome, está com dívidas, está doente ...
 Lembram qual foi a posição que Elias ficou para orar?
De joelhos com a cabeça entre as pernas, essa posição significa humildade e dependência.
Vamos ficar na mesma posição que Elias ficou e orar ao nosso Deus.
Após a aula é recomendável aplicar uma ATIVIDADE impressa ou brincadeira, para um melhor aprendizado.

Oração 
Papai do céu, obrigada pela oportunidade de estarmos na tua presença, queremos te pedir que restaure na vida das pessoas o que foi perdido, a alegria, o alimento, a saúde, as finanças... Em nome de Jesus. Amém!!

0 Comentários