Lista com treze dos inúmeros atributos de Deus

A palavra “atributo" significa qualidades, características próprias de alguém ou algo, assim, os atributos de Deus são qualidade peculiares de sua divindade.

Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; (Rm 1:20)

Foram feitas classificações referente aos atributos de Deus, ficando divididos em atributos naturais ou incomunicáveis e atributos morais ou comunicáveis. Veremos a seguir uma lista contendo alguns destes atributos.

Atributos naturais ou incomunicáveis

São aqueles pertencentes exclusivamente a Deus,  e não são compartilhados com absolutamente ninguém, assim, Deus é: 

1. Onipotente:  Seu poder é absoluto, Deus é ilimitado, opera segundo a sua vontade, Ele é a fonte do seu poder, está acima de tudo e de todos. Deus é único, não há outro além dele (Is 45:22).

2. Onipresente: Deus está  em toda parte simultaneamente (Ef 4:6), nenhum lugar está além de Deus (2Cr 6:18). A presença universal de Deus abrange todo o espaço e todos os lugares geográficos. Não é limitado, nem depende de nenhum lugar ou pessoa (Jr 23: 23-24).

3. Onisciente: Deus conhece todas as coisas desde o passado até o futuro, ele não aprende com ninguém, nunca se surpreende e nunca se esquece de nada (Is 45:9-10), conhece toda a sua criação pelo nome e sabe de suas atividades a todo o tempo,  sabe quantos fios de cabelo você tem na cabeça (Mt 10:30).

4. Imutável: O caráter de Deus não muda, seus propósitos, amor e promessas conosco não sofrem variações, nem depende de circunstância alguma para permanecer, Deus não é desprovido de nenhuma capacidade (Gn 18:14), conhece e controla tudo e está envolvido em todas as coisas, não deixa nada inacabado (Os 41:4).

5. Eterno: Deus não tem começo nem fim, o único ser autoexistente. O tempo reside em Deus que o causa, afeta e controla mas não é controlado por ele. Deus não se desgasta nem se esgota (Is 40:28).

6. Soberano: Deus é supremo em poder, posição autoridade, virtude e obras (Sl 115:3). Tudo depende dEle (Cl 1:16-17), mas ele não depende de nada, tudo vem dele mas ele não veio de lugar nenhum, pois não tem início nem fim (Sl 90:2) Ele é o “Eu Sou” (Ex 3:14). O Deus único que reina sobre o universo de forma  completa, perfeita e absoluta (Is 40:21-28).

Atributos morais ou comunicáveis

Caraterísticas do caráter de Deus que são  compartilhados com a humanidade, como:

1. Verdade: A palavra de Deus é sempre verdadeira (Jo 17:17), ele nunca mente (Hb 6:17:18). Uma vez que é responsável por todas as coisas, todo o conhecimento correto vem dele, que é o padrão para toda a verdade e a referência para medir todas as coisas. A verdade não descreve apenas aquilo que Deus sabe, mas também aquilo que ele faz, a verdade é identificada de tal modo com Deus que Jesus diz “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6).

2. Justo: Deus é o parâmetro supremo da justiça, pois ele é perfeito (Sl 18:30). Seus caminhos são retos, porque ele é justo e nunca se desvia (1Jo 1:5), a justiça de Deus é inabalável, seus padrões são inegociáveis ele é o perfeito juiz, pois é íntegro e correto e jamais comete injustiça contra qualquer pessoa. Nós não somos capazes de estabelecer nossa própria justiça (Rm 10:3), mas podemos nos tornar justos em Cristo e sermos conduzidos pelos caminhos da justiça através da presença do espírito dentro de nós (Sl 23:3).

3. Amor: O amor não é a definição de Deus, mas Deus é a definição de amor. O amor ágape, aquele que é ativo mas não egoístas, o padrão de Deus para o nosso amor por ele, a base deste amor é a entrega voluntária, ativa e sacrifical, assim como Deus fez, ao entregar seu filho para a nossa redenção. Ser amado por Deus é ter seu olhar sobre nós que ativamente nos atrai para si em todos os momentos, este amor que é indestrutível (Rm 8:38-39), imerecido (Rm 3:23), compassivo (Is 49:15), constante (Jr 31:3)e imensurável (Ef 3:18-19), seu amor por nós é  incondicional (Sl 139:1-5).

4. Bondade: Deus é a origem de tudo o que é bom (Gn 1:31), não temos nenhuma bondade inerente em nós mesmos, pois não existe nenhuma outra fonte de bondade além de Deus (Sl 16:2). Deus é puro, não há nenhum vestígio de mal em seu ser. Jesus define bondade em uma única palavra “Deus” (Mt 19:16-17). A bondade de Deus pode ser traduzida por bênçãos, compaixão, benignidade, generosidade, etc... ele não concede nada por obrigação, pois nunca está em dívida, Deus começou uma boa obra em cada cristão e assume o compromisso de concluir (Fl 1:16). 

5. Misericordioso: Misericórdia difere de graça, uma vez que a graça concede aquilo que não é merecido, enquanto a misericórdia deixa de dar aquilo que é merecido, é a compaixão prática para os pecadores que não tem direito nenhum de ser tratados deste modo e está à disposição de todos, mas somente por meio do sacrifício de Cristo na Cruz. A misericórdia de Deus é imensa (1Rs 3:6), terna (Lc1:78), abundante (1Pe 1:6) e eterna (Sl 103:17). O resultado da misericórdia são perdão, restauração e louvor da parte daqueles que a recebem.

6. Fiel: Tão certo quanto aparecimento do Sol e da lua todos os dias, assim é o compromisso de Deus conosco. Independente do que fazemos ou pensamos, Deus mantém-se fiel. Sua presença em nossas vidas é garantida, pois Ele jamais abandona um filho seu (Is 49:15-16). Deus é confiávelmente perfeito e perfeitamente confiável.

7. Santo: A palavra “santo” significa singular, separado, distinto de todos os outros. O clamor triplo dos serafins – Santo, Santo, Santo - expressa o grau de superioridade da santidade de Deus, este atributo tanto o separa do pecado como enfatiza sua retidão, contrastando com nossa pecaminosidade. A santidade não consiste naquilo que Deus faz, mas em quem ele é, pois em Deus na há nenhum vestígio de impureza, iniquidade, e injustiça. 

Estes são alguns dos inúmeros atributos de Deus, pois Ele é tão grandioso que não existe atributos suficientes para qualificá-lo em sua totalidade.


0 Comentários