NEEMIAS 1-6

OBJETIVOS: Não esquecer de orar antes de tomar decisões e entregar todos seus sonhos para que Deus conduza.


VERSÍCULO PARA DECORAR : “Não tenha medo, nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você.” (1 Crônicas 28:20)


DINÂMICA: Onde está o osso?


Materiais: Objeto para ser usado como osso


Procedimento: Coloque os alunos em círculo. Um sentado ao centro com os olhos vendados, que será o cachorro. Perto dele haverá um objeto (o osso).
Após o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e mostrará de onde vem o ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Quando alguém conseguir pegar o objeto (osso) e o cachorro não acertar de qual lado foi, troca -se o cachorro.


Aplicação: Viram como tudo é mais difícil quando estamos com olhos fechados. A fé é como caminhar de olhos fechado, acreditando no Deus que não vemos, mas sentimos. E esse Deus que nos ajuda, nos direciona quando não sabemos o que fazer, por meio da oração que nos aproximarmos dele.

Vamos decorar nosso versículo da aula de hoje.

Não tenha medo, nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você

O herói da fé que iremos conhecer hoje, confiava em Deus e sempre orava antes de fazer qualquer coisa, ele era um construtor. Quem aqui sabe o nome dele? 
Ele se chamava Neemias, era israelita que estava na cidade de Susã, lembram que Mordecai e Ester também moraram nesta cidade?


Ele era o copeiro do rei Artaxerxes, uma função muito importante, pois provava as comidas antes do rei comer, para saber se não estava envenenada.

Um dia ele recebeu a visita de um irmão e alguns amigos que vieram lá de Judá.
Eles contaram a Neemias que o povo estava sofrendo e que o muro de Jerusalém tinha sido destruído e as portas queimadas.


Ao receber a notícia, Neemias sentiu grande tristeza, chorou, jejuou e orou a Deus pedindo que ouvisse sua oração e tivesse misericórdia do povo.


Tempos depois...
Neemias estava servindo ao rei, que percebeu que ele estava muito triste e perguntou porque Neemias estava assim.
Ele respondeu: - Como não poderia estar triste, pois a cidade de meus pais está destruída.
O rei perguntou o que ele queria pedi-lo.
Mas antes de pedir, Neemias orou a Deus, pedindo orientação para falar as palavras certas ao rei. 

Neemias era copeiro e estava servindo o rei

Depois da sua oração, Neemias pediu ao rei que deixasse ele ir reconstruir Jerusalém e que desse cartas para que ele entregasse aos governadores das outras cidades para deixá-lo passar e aos guardas florestais para lhe darem madeira para a reconstrução.
O rei foi bondoso e deu as cartas, deixando Neemias ir.


Chegando em Jerusalém ele analisou todo o estrago que a cidade estava e chamou o povo para reconstruir. 
O povo disse: - Vamos reconstruir a cidade!


Mas alguns riram deles e disseram que eles estavam contra o rei.
Neemias respondeu a eles: - Deus que está nos céus nos fara prosperar. 


Então, eles de dividiram em grupos e começaram a reconstrução da cidade.
Quando os inimigos que riram deles souberam da reconstrução, encheram-se de raiva e tramaram guerrear contra o povo e parar a obra.


E Neemias falou ao povo: - Não temam, pois o Grandioso Deus lutará por nós. E quando vocês ouvirem o som da trombeta, venham que Deus batalhará por nós. 
O povo foi valente, ficaram de guarda para vigiarem de dia e de noite. E em apenas 52 dias terminaram a reconstrução do muro de Jerusalém.

Conclusão

Neemias sempre orava antes de tomar uma decisão, nós também precisamos orar e pedir orientação a Deus em tudo que formos fazer, quando você for fazer uma prova na escola, viajar, participar de um concurso. Então, não tenham medo, nem desanime pois o Senhor estará sempre com você. 

Atividade

Para avaliar o aprendizado das crianças, você pode utilizar estas atividades.


Construção do muro de Jerusalém

Oração final

Professor peça para uma criança orar pedindo orientação a Deus para que elas sigam sempre pelos caminhos do bem.

0 Comentários