GÊNESIS 37-46

OBJETIVOS: Saber que Deus sempre estará ao nosso lado, mesmo nos momentos ruins e que é poderoso para mudar qualquer situação.

Compreender que Deus transforma sonhos em realidade.

VERSÍCULO PARA DECORAR:“todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28)

DICA: Eu fiz fantoches com rolo de papel higiênico e as roupas de tnt.

Bonecos feitos com rolo de papel higiênico

Recurso visual

Fantoche feito de rolo de papel higiênico e tnt

Conte a história com entonação na voz e animação envolvendo a criança, para despertar seu interesse.

Esta história, por ser muito grande, aconselha-se dividi-la em algumas lições.

Vamos iniciar nossa aula fazendo um quebra-gelo!

 A BEXIGA DOS SONHOS

Materiais: bexigas

Procedimento: Quem aqui tem sonhos? (Aguarde as crianças responderem). Cada um de vocês vão pegar uma bexiga, da cor que você acha que é seu sonho. Pra conquistar esse sonho vocês terão que enchê-lo. Mas, não pode segurar o sonho e precisa estar de olhos fechados. Vamos começar? Valendo!

Algumas crianças só vão encher um pouquinho com medo de estourar outras vão estourar.

Aplicação: Algumas ficaram com medo de estourar e encheram só um pouquinho, não conquistaram o sonho, outros foram corajosos de mais e estouraram o sonho. É isso que acontece quando fazemos algo longe de Deus, os sonhos não se realizam ou se realizam mas logo se acaba. Por isso, temos que entregar nossos sonhos a Deus pra que Ele cuide e nos ajude a conquistar e manter esse sonho, pois com Deus ao nosso lado nada de mal nos acontece e tudo dá certo.

 Hoje iremos conhecer a história de José, um Herói da fé, que revelava sonhos e teve todo mal que tramaram contra ele transformado em bênção.

 Mas, primeiro, vamos decorar o versículo que está em Romanos 8:28:

  “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

 HORA DA HISTÓRIA 

Parte 01 - Um presente especial (Gênesis 37:3-4)

Objetivo: Compreender que não precisamos sentir ciúmes, pois temos um pai que nos ama igualmente.

Jacó dá a túnica colorida a José
José era filho de Jacó (Israel) e Raquel, eles tinham uma grande família, era o caçula de onze irmãos.Ele nasceu quando seus pais já eram velhos.Por isso seu pai o amava mais do que todos os outros irmãos.

E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice” (Gn 37:3).

Por isso, seus irmãos tinham ciúme dele. Um dia Jacó deu uma túnica longa e colorida para José. E o ciúme dos seus irmãos só aumentava.

Conclusão: Quando nosso irmãozinho ou amiguinho ganha um presente,precisamos ficar alegres e comemorar com ele, pois Deus tem preparado algo muito especial para aqueles que não tem ciúmes e inveja dos outros. Temos que amar as pessoas e desejar que elas conquiste seus objestivos.

 Parte 02 – Os sonhos de José (Gênesis 37:5-11)

Objetivo: Compreender que a inveja faz mal ao coração.

Certa vez, José sonhou que feixes de trigo, o sol, a lua e as estrelas se curvavam diante dele.E resolveu contar para seus irmãos ele disse:

— Ouçam o sonho que eu tive, sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.

Os sonhos de José
Então os irmãos perguntaram:

— Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós?Seus irmãos ficaram com mais ciúmes e começaram a odiá-lo ainda mais.

Depois José sonhou outra vez e contou também esse sonho aos seus irmãos. Ele disse assim:

— Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.

José sonha com a lua e as estrelas
Mas, ao contar esse último sonho seu pai o repreendeu e disse:

— O que você quer dizer com esse sonho? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão?

Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no que José disse.

 Conclusão: Deus tem um plano para cada um de nós, por isso não há necessidade de termos inveja do nosso amiguinho, ore pedindo a Deus e seja bondoso que Deus concederá os desejos do seu coração.

Parte 03 – José é vendido (Gênesis 37:12-36)

 Objetivos: Entender que Deus transforma mal em bênção, quando continuamos na presença dEle.

Um dia Jacó pediu para que José fosse encontrar seus irmãos no campo, onde estavam cuidando das ovelhas. Quando os irmãos viram José de longe começaram a tramar um plano para mata-lo e depois jogar no poço.

A trama para matar José
Mas um de seus irmãos não deixou, disse que não era para matá-lo, apenas jogar no poço. E assim eles fizeram. Quando José chegou perto dele, o agarram tiraram sua longa túnica e o jogaram no poço.

Os irmãos de José o jogam no poço

Mais tarde, estava passando por ali uma caravana de Ismaelitas que iriam para o Egito.

Então seu irmão Judá teve uma ideia:

 Não ganharemos nada se matarmos José vamos vende-lo aos Ismaelitas, seus irmão concordaram...E José foi vendido.

Os irmãos de José o vendem aos ismaelitas

Daí eles pegaram a túnica de Jose sujaram com sangue de bode e mandaram para seu pai. Jacó achou que algum animal tinha devorado seu filho, então ele rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou por muitos dias.

A tristeza de Jacó ao saber que José estava morto

Conclusão: Quando as pessoas nos fizerem mal, não podemos nos vingar ou desejar a mesmo aconteça a ela. Precisamos orar para que Deus esteja transformando seu coração e entregando a nossas vidas a ele para que todo mal feito a nós seja transformado em bênção.

Parte 04 – A esposa de Potifar (Gênesis 39:1-23)

 Objetivo: Entender que precisamos fugir das tentações.

Quando os ismaelitas, que compraram José, chegaram ao Egito o venderam como escravo para Potifar. Mas, Deus estava com José e o abençoou tudo que José fazia era bem sucedido. Por isso Potifar confiou a José tudo quanto possuía. Ele morava na casa de Potifar e administrava todas as suas posses.

José comp escravo servindo Potifar
José era muito bonito, isso chamou atenção da esposa de Potifar que desejou José, mas ele a rejeitou. José disse:

— Escute! O meu dono não precisa se preocupar com nada nesta casa, pois eu estou aqui. Ele me pôs como responsável por tudo o que tem. Nesta casa eu mando tanto quanto ele. Aqui eu posso ter o que quiser, menos a senhora, pois é mulher dele. Sendo assim, como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?

A esposa de Potifar arranca a capa de José

Ela furiosa o acusou de tentar agarrá-la.

— Esse escravo hebreu, entrou no meu quarto e quis abusar de mim. Mas eu gritei bem alto, e ele correu para fora, deixando a sua capa no meu quarto. Veja só de que jeito o seu escravo me tratou!

 Potifar acreditou na esposa e mandou prender José.

José orando na prisão fidelidade a Deus
Mas Deus estava com José, e ele conquistou a confiança do carcereiro que o deixou encarregado dos outros presos. E tudo que José fazia Deus abençoava.

 Conclusão: Na vida sempre aparecerão várias tentações que nos induzirão a pecar, por isso precisamos estar sempre em oração, para que Deus nos direcione e nos ajude a livrar-nos das tentações e não pecar.

Parte 05 – José interpreta sonhos (Gênesis 40:1-23)

Objetivo: Entender que Deus está sempre por perto nos guiando.

Quando seus companheiros da prisão tiveram sonhos, Deus os revelou a José que contou o significado dos sonhos aos seus companheiros. E tudo aconteceu como José falou.

José e seus companheiros
 Dois anos depois...

O faraó teve um sonho, então o copeiro se lembrou que José revelava sonhos.Faraó mandou chamar José e contou a ele que sonhou com sete vagas gordas e sete vacas magras e depois sonhou com sete espigas boas e sete espigas secas.

José os interpretou dizendo que as vacas gordas e as espigas boas seriam sete anos de fartura no Egito e as sete vacas magras e sete espigas ruins seriam sete anos de fome.

Faraó fala que sonhou com vacas gordas e magras

Faraó fala que sonhou com trigo
E aconselhou o Faraó que colocasse um homem responsável por armazenar comida nos tempos de fartura, porque quando o tempo de seca chegar não faltará comida.

 Conclusão: Na nossa vida sempre aparecerão decisões difíceis, mas quando estamos na presença do Senhor, Ele nos ajuda a contornar todas elas. E guia o nosso falar, pensar e agir.

Parte 06 – José do Egito (Gênesis 41-46)

Objetivo: Entender que Deus é poderoso para transformar sonho em realidade.

Faraó gostou do que José disse e que Deus estava com ele, então nomeou José governador do Egito.

José foi nomeado governador

O tempo foi passando e tudo que José falou aconteceu. Primeiro veio sete anos de fartura depois sete anos de fome

A fome também chegou em Canaã onde morava a família de José. Jacó ficou sabendo que no Egito tinha comida, então mandou seus filhos para comprar mantimento, mas não mandou Benjamim o irmãozinho de José que nasceu depois que eles o venderam.

A viagem dos filhos de Jacó

Chegando no Egito os irmãos de Jose foram até ele, mas seus irmãos não o reconheceram. José falou duramente com eles e os acusou de serem espiões. Mas eles disseram:

—De forma alguma, somos ao todo doze irmãos, filhos do mesmo pai. Mas um irmão desapareceu, e o mais novo está neste momento com o nosso pai.

Irmãos não reconhecem José

Mas José mandou os colocar na prisão, depois de três dias o libertaram e mandou buscar Benjamin.

Foram buscar Benjamim e retornaram para o Egito e o levaram até José, que emocionado saiu para chorar.

José mandou seu servo colocar sua taça na bolsa de Benjamin. Quando seus irmãos estavam voltando para Canaã foram atrás deles perguntando sobre a taça e encontraram na sacola de Benjamin.

Benjamin é levado de volta ao Egito

Então voltaram para o Egito, mas José disse que só Benjamin ficaria preso. Os irmãos desesperados pediram para ficar no lugar de Benjamin, porque se voltassem sem ele seu pai morreria.

Ao ouvir isso José começou chorar alto e falou eu sou José o meu pai ainda está vivo?

Seus irmãos chocados não conseguiram responder.

Eu sou José aquele que vocês venderam, mas não fiquem tristes por ter me enviado para cá, foi Deus quem me trouxe para conservar a vida. Depois José abraçou e chorou com seus irmãos e mandou buscar seu pai.

O perdão de José a seus irmãos
Seus irmãos foram buscar Jacó e contaram que José está vivo e que era governador de todo o Egito. Jacó disse:

Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra“. (Gênesis 45:28)

Jacó partiu ao encontrar de José. Quando encontrou José chorou longamente abraçado a ele.

Jacó vai para o Egito

Conclusão

Esta é a linda história de José um homem de coração bondoso e de muita fé, que mesmo em meio a traição e sofrimento via a mão de Deus em todos os acontecimentos.

 ATIVIDADE

Para fixar o que foi ensino é sempre bom aplicar uma atividade extra.
Desenho para colorir

Colorindo desenho

Oração final

Pedir para uma criança orar ou ore você mesmo(a). Orem pelos pedido, aniversariantes da semana, se houver, e pelo que foi estudado na lição, pedindo a Deus que guie seus sonhos.

VEJA TAMBÉM


0 Comentários