Livros do Velho Testamento em Libras

A Bíblia é um conjunto de 66 livros que está dividida em duas grandes partes, Velho e Novo Testamento,
formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento.
O Velho Testamento possui 39 livros e está organizado em 5 grupos que são: Pentateucos, Históricos, Poéticos, Profetas maiores e Profetas menores.

Em Libras faz-se o sinal de "velho" seguido do sinal de "testamento".
Sinais e seus significados
Livros Pentateucos
Composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia, os judeus os chama de Torá. Vai desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.
1. Gênesis

É o “Começo ou Origem” de tudo que existe, faz uma narrativa da criação do mundo até a morte de José.
2. Êxodo

A “Saída ou Partida”, narra a trajetória da saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos, assim como o ministério de Moisés e o estabelecimento da Lei.
3. Levítico

É um livro legislativo, ou seja, consiste primariamente de leis e regulamentos que governam a vida diária do povo de Deus. Pertencente aos Levitas, ou seja, da tribo de Levi (era o nome de um dos doze filhos de Israel/Jacó).
4. Números

Este livro é assim chamado por conter os registros (numeração), ou seja, o recenseamento do povo de Israel, as subdivisões das tribos.
5. Deuteronômio

Apresenta a recapitulação ou repetição da Lei, assim como a explicação das mesma. Moisés relembrou com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas, para torna-las sua prescrição mais clara para o povo.
Livros Históricos
Estes, por sua vez, narram à história do povo de Israel na conquista da terra prometida.
6. Josué

O personagem principal do livro é Josué, que ficou no lugar de Moisés após suas morte, com a incumbência de guiar o povo de Deus até a terra prometida.
7. Juízes

Simula-se o sinal de “Justiça”. Época em que os líderes eram juízes.
Os lideres juízes além de chefes militares, resolviam as questões do povo. Os Israelitas constantemente desobedeciam a Deus e eram dominados e oprimidos, então Deus constituiu juízes para livra-los dos opressores.
8. Rute

Este livro conta a história de companheirismo e dedicação entre Rute e sua sogra Noemi.
9. 1 e 2 Samuel

Em Hebraico significa “Foi Chamado Pelo Senhor”. Samuel é o personagem principal do livro, embora o livro conte acontecimentos após a morte dele. E em 2 Samuel, mesmo Samuel não vivendo neste período, este livro recebeu o seu nome porque foi ele quem ungiu Davi, o protagonista do livro.
10. 1 e 2 Reis

11. 1 e 2 Crônicas

Livro das crônicas, ou seja, histórias, tem esse nome por fazer uma crônica da história do povo de Deus de Gênesis até Reis.
12. Esdras

O povo de Deus esteve cativo na babilônia, mas retornou para Jerusalém, sendo Esdras um desses líderes que fez advertências ao povo para honrar as leis de Deus.
13. Neemias

Mãos em “N”, fazendo o sinal de construir, pois Neemias foi um construtor.
A história conta a reconstrução das muralhas de Jerusalém, liderada por Neemias.
14. Ester

Mesmo sinal de “coroa”, com a diferença que as mãos estarão configuradas em “E”, pois Ester foi coroada.
O livro tem o nome de sua protagonista Ester, uma judia, que foi coroada rainha no lugar de Vasti, pelo rei Assuero.
Livros Poéticos
São assim chamados, por ter característica de poesia.
15. Jó

Faz-se o “J” seguido do sinal de sofrer, pois Jó teve um grande sofrimento.
O livro tem o nome do personagem principal e relata seu sofrimento com a perda dos seus filhos, seus bens e da grave doença que o acometeu.
16. Salmos

São 150 louvores que expressam a grandeza, amor ,bondade e misericórdia de Deus.
17. Provérbios

São várias parábolas, seu principal autor foi Salomão, o rei sábio, contém ensinamento e conselhos para todos os momentos da vida.
18. Eclesiastes

Assim, como Provérbios, Também contém aconselhamentos. Nele são narrados a busca pelo significado da vida.
19. Cântico dos Cânticos de Salomão

É uma coleção de poemas de amor, uma expressão de amor entre uma noiva e seu noivo. Simbolicamente, aplica-se ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela igreja.
Livros Proféticos
São divididos em profetas maiores e profetas menores, com base no tamanho dos livros e não pela relevância de cada um.
Em Libras os sinais destes livros são representados pela inicial do nome, seguida da primeira consoante, a única exceção e o livro de Naum em que o sinal é a inicial seguido da primeira vogal.
Profetas Maiores
Chamado de profetas maiores em virtude do seu extenso conteúdo. Estão contidos os cinco primeiro livros dos profetas do Antigo Testamento.
20. Isaías

Foi escrito pelo profeta Isaías. Falou ao povo do reino de Judá e aos moradores da Cidade de Jerusalém sobre o juízo de Deus às nações, além de anunciar a vinda do Messias.
21. Jeremias

22. Lamentações

São lamentações do profeta Jeremias, escritas por ele mesmo quando estava preso. Ele chora por causa da destruição da cidade de Jerusalém.
23. Ezequiel

24. Daniel

Profetas Menores
Contém os doze últimos livros do Antigo Testamento. São conhecidos como Profetas Menores por ser livros pequenos, com poucos capítulos.
25. Oséias

Oséias é chamado o profeta com o coração quebrantado. Anunciou a mensagem de Deus ao povo de Israel, o Reino do Norte, depois do tempo do profeta Amós.
26. Joel

Narra a história da terrível praga de gafanhotos e a seca que arrasaram a terra de Judá, exortando o povo para que se arrependa.
27.Amós

O profeta Amós pregava para os ricos, que eram líderes em Israel, sobre o juízo de Deus, advertindo-os a ajudar aos necessitados.
28. Obadias

29. Jonas

Este livro conta a história de um profeta desobediente. Deus mandou que ele fosse pregar na cidade de Nínive, mas Jonas fugiu da missão dada por Deus e seguiu na direção contraria.
30. Miquéias

O nome Miquéias significa “Aquele que é como Deus”. Pregava uma mensagem de juízo ao povo de Judá.
31. Naum

A profecia de Naum fala sobre o julgamento de Deus e a destruição de Nínive.
32. Habacuque

Apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque, falou com Deus sobre o povo, ele esperava que Deus o respondesse levando o povo ao arrependimento e à obediência.
33. Sofonias

Sofonias falava sobre a necessidade de buscar a Deus em vista do julgamento que se aproximava , referido como o “Dia do Senhor”.
34. Ageu

Retrata a volta dos Israelitas da Babilônia, onde viviam como cativos. O profeta Ageu exortava ao povo para obedecer ao Senhor, também anunciou promessas para o futuro.
35. Zacarias

Zacarias estava com povo que voltava para Jerusalém, depois de terem sido prisioneiros na Babilônia. Seu propósito era confortar e incentivar o povo de Deus a permanecer fiel em tempos de diversidade.
36. Malaquias

Malaquias pregava sobre a vinda do Messias e o Dia do Senhor, em que o povo deveriam se voltar para Deus renovando sua aliança com Ele.
0 Comentários