flanelógrafo Adão e Eva

BASE BÍBLIA GÊNESIS  2:16-17, 25; 3:1-24

Objetivos:  Compreender que devemos sempre obedecer a Deus e arrepender pedindo perdão quando pecar.
Versículo para memorizar: “...é melhor obedecer...” (1 Samuel 15:22)
Metodologia\Estratégias: Contação da história com a utilização de flanelógrafo e fantoches.

Hora da história! 

Hoje veremos como o aconteceu o primeiro pecado.
Adão e Eva estavam muito felizes no Jardim do Éden. Deus conversava com eles todos os dias, e disse a eles que poderiam comer de qualquer fruta do jardim, menos da fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal. Será que Adão e Eva foram obedientes? (Aguarde as crianças responderem)
Adão e Eva estavam muito felizes no Jardim do Éden
Sabem o que aconteceu? Satanás não estava feliz com a amizade entre Deus e o homem. Então, ele veio em forma de serpente para enganar o casal. A serpente falou para Eva: - Deus disse para vocês não comerem de todas as árvores do jardim? Foi isso mesmo que Deus falou crianças? (Aguarde as crianças responderem)

Isso mesmo! Deus disse que não poderiam comer apenas do fruto de uma árvore, pois eles morreriam. Eva se lembrou muito bem do que Deus disse. Mas a serpente  disse: - Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que se vocês comerem dessa fruta serão como Deus.
Adão e Eva e a serpente
Eva pensou que seria bom saber das coisas e apanhou a fruta e comeu. E depois deu a seu marido, Adão, e ele também comeu. Daí eles tiveram entendimento, ficaram com vergonha porque estavam nus e se cobriram com folhas. Que feio! Desobedeceram a Deus. A serpente induziu Eva a pecar, Eva teria que dizer não. Nós precisamos aprender a dizer “NÃO” para as coisas que desagradam a Deus, como: mentir, brigar, falar palavrão, desobedecer papai e mamãe...
Adão e Eva se escondem de Deus
A tarde, eles ouviram a voz de Deus e se esconderam no meio das árvores. É possível nos escondermos de Deus? (Aguarde as crianças responderem) Muito bem! Não podemos nos esconder de Deus, pois Ele está em toda parte e sabe de todas as coisas. Deus disse: - Adão, onde é que você está? Adão respondeu: - Eu ouvi sua voz, tive medo e vergonha porque estou nu. Mas a culpa é de Eva que me ofereceu a fruta e eu comi. Viram que Adão não assumiu a culpa, mas a colocou na mulher.
Deus chama por Adão
Então, Deus perguntou a mulher: - Porque você fez isso? Eva respondeu: Foi a serpente que me enganou. Assim com Adão, Eva também não assumiu a culpa. Nós precisamos assumir os nossos erros, não podemos colocar a culpa nos outros, porque Deus não gosta dessa atitude, mas fica feliz quando assumimos que pecamos e pedimos perdão.
.
Deus falou para a serpente que o castigo dela seria rastejar-se no chão comendo o pó da terra e se tornaria inimiga do homem e da mulher. E depois, falou para Eva que o castigo dela seria sentir dores quando tivesse filhos e o castigo de Adão seria trabalhar para produzir seu alimento. E depois expulsou Adão e Eva do jardim do Éden.

Conclusão
Nós somos pecadores pois somos descendentes de Adão e Eva. Mas, quando pecamos ficamos longe de Deus. Por isso, precisamos dizer “não” ao pecado. Mas se pecarmos temos que nos arrepender e pedir perdão a Deus.

Atividade para fixação
Confecção de fantoche Adão e Eva com rolo de papel higiênico.

Dinâmica quebra - cabeça
Montagem do versículo.

Oração final 
Pergunte se alguma criança quer orar ou ore e peça para que eles repitam a oração.

"Fazei tudo como se fosse para o Senhor."
 Honra e glória ao nosso Deus!


0 Comentários